domingo, 19 de março de 2017

Realidade Aumentada (RA)

O que é Realidade Aumentada (RA)?

Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às Novas Tecnologias.

Resumidamente, a Realidade Aumentada teve sua origem em algo muito simples: etiquetas. Os códigos de barras não estavam mais cumprindo com perfeição a tarefa de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura. Por isso, foram criados os códigos 2D (duas dimensões), que permitiam o armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras.

Os códigos bidimensionais são justamente os responsáveis pela possibilidade de projetar objetos virtuais em uma filmagem do mundo real, melhorando as informações exibidas, expandindo as fronteiras da interatividade e até possibilitando que novas tecnologias sejam utilizadas, bem como as atuais se tornem mais precisas. A Realidade Aumentada é utilizada combinando-se um código de duas dimensões com um programa de computador.

Algumas pessoas podem fazer confusão com as diferenças entre realidade virtual e realidade aumentada. Enquanto a primeira sugere que o usuário seja "transportado" para um ambiente digital, normalmente usando um visor como o Oculus Rift, a segunda propõe o oposto: que o ambiente digital seja expandido para o mundo real.

Desse modo, um simples smartphone pode ser usado para acessar todo o conteúdo virtual de um estabelecimento ou cenário, descobrir informações sobre um produto fotografando o código de barras ou até fazendo as imagens de um livro colorido ganharem vida dentro da tela do celular.

Como funciona a RA?

Três componentes básicos são necessários para a existência da Realidade Aumentada:

1. Objeto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;

2. Câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;

3. Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.


O processo de formação do objeto virtual é o seguinte:



1. Coloca-se o objeto real em frente à câmera, para que ela capte a imagem e transmita ao equipamento que fará a interpretação.

2. A câmera “enxerga” o objeto e manda as imagens, em tempo real, para o software que gerará o objeto virtual.

3. O software já estará programado para retornar determinado objeto virtual, dependendo do objeto real que for mostrado à câmera.
Obs.: o software de Realidade Aumentada é programado com imagens, sinais ou ações pré-definidas e as respostas que deverão ser dadas a elas. Quando o programa recebe essas informações, ele as interpreta e exibe a resposta, que pode ser desde uma simples forma geométrica até objetos mais complexos.

4. O dispositivo de saída (que pode ser uma televisão ou monitor de computador) exibe o objeto virtual em sobreposição ao real, como se ambos fossem uma coisa só.



Este popular game da Niantic Labs, uma desenvolvedora do Google, transforma endereços reais na sua cidade em pontos de interesse em uma trama de ficção científica. Na história, seu objetivo é aliar-se a um dos grupos que tenta descobrir a origem e o propósito de uma "energia misteriosa" detectada na Terra. O celular usa sua localização por GPS para apontar onde e como coletar pontos e realizar missões para a sua jornada.




Fontes:

Como podemos aplicar a RA na educação?

*A RA não está restrita a uma única forma de realização. É possível utilizá-la tanto com imagens impressas, para geração de objetos, interativos ou não, bem como sem qualquer tipo de objeto pré-definido.

A RA ainda está em uma fase inicial de desenvolvimento, mas aplicações incríveis já foram criadas para ela. Imagine poder abrir um livro qualquer e assistir à história diante de seus olhos. Nenhum monitor seria necessário, pois o livro viria com óculos especiais que criariam as imagens diante de você, a cada nova página aberta.

Que aplicativos estão disponíveis para o uso dos professores e seus alunos, e como esses aplicativos funcionam?

Aurasma é um deles.
A demostração está no link da lista de meus blogs.


2 comentários:

  1. ótima pesquisa sobre RA. Rica em informações, mas simples para o entendimento.
    tive dificuldade em ler as vinhetas mas os videos são explicativos também. muito bom. parabéns.

    ResponderExcluir